segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A História Por Trás Da História - Osamu Tezuka

Hoje o Sashimy Nerd está inaugurando mais um quadro, “A história por traz da história”, que mostrará a história – isso parece meio óbvio – de pessoas, empresas e outras coisas que nos entretém.  Para esta primeira postagem eu pensei bastante antes de escolher a vida e obra de Osamu Tezuka. O nome não pode ser muito conhecido no Brasil - mesmo sendo o criador de Astroboy e Black Jack- mas no Japão ele é conhecido como o “deus” do mangá e também como o “pai do mangá moderno”!
O já falecido (1928 – 1989) mangaká foi um dos pioneiros, não chega a ser o criador do mangá, mas seu estilo influenciou os artistas que sucederam a sua geração e também popularizou o gênero. Em 1971 foi criado pela editora Shueisha – e observado bem de perto pela sua mais famosa revista, a Shonen Jump - o Prêmio Osamu Tezuka, que até hoje premia os jovens e talentosos mangakas com dinheiro e emprego. Vale lembrar que entre os jurados mais elevados estão: Akira Toriyama (Dragon Ball), Eiichiro Oda (One Piece) e Masashi Kishimoto (Naruto).

Nascido em Osaka, foi ainda pequeno morar em Takarazuka com a família. Nesta época assistia muitas animações de Max Fleisher (Popeye e Betty Boop)e Walt Disney(Mickey, Pato Donald e tantos outros) que se tornaram influências para ele. Nesta mesma época Osamu amava estudar insetos e por esse motivo ele passou a admirar e defender a natureza. Aos onze anos de idade vivenciou a Segunda Guerra Mundial, o que mudou o seu olhar sobre a realidade e fez com que coisas aparentemente tão distantes da realidade numa guerra, como paz, esperança e vida, se impregnassem em forma de mensagem aos leitores de seus mangás.

Aos 17 anos Tezuka entrou no curso de medicina na Universidade de Osaka. Nessa época, a pedido de um amigo, faz uma história que acaba vendendo 400.000 cópias e lhe dando uma pequena fama. Um anos depois, quando começa a escrever pequenas tiras ao estilo mangá (Yonkona). Ele se muda para Tokio achando que seria mais fácil fazer suas próprias obras neste local, o que não aconteceu de imediato. Osamu conseguiu uma oportunidade com ajuda de um amigo e tempos depois fez Jungle Taitei (conhecido no Brasil como Kimba o Leão). A partir desta obra ele conseguiu se firmar e fazer novas obras, entre elas: Astro Boy e Black Jack.


Com esses mangás ganhou fama internacional e resolveu usá-la para divulgar os mangás e aproximar os artistas do mundo, motivo pelo qual se tornou amigo do Maurício de Sousa. Acabou morrendo de câncer de estômago aos 60 anos, mas sua herança para os mangás e animes foi enorme. Esse é meio que um piloto do quadro, então quem quiser dar alguma opinião ou aconselhar alguma história é só comentar! Até a próxima!

2 comentários:

  1. exelente!! buen reportale al creador de astroboy. astroboy se llamaba watanabe atom.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...