sábado, 10 de dezembro de 2011

Games Batatais - Super Mario Kart


Ficha técnica
Nome: Super Mario Kart
Desenvolvedora: Nintendo
Plataforma: SNES
Originalmente lançado em: 1992
Categoria: Corrida

Howdy galera, hoje vamos relembrar um clássico dos games de corrida: Super Mario Kart.
Lançado em 1992 para o saudoso SNES, Super Mario Kart é o primeiro jogo da franquia spin-of mais lucrativa do bigodudo da Nintendo, rendendo sequências para todos os seus futuros consoles , sempre mantendo a fórmula de sucesso mas também trazendo inovações nas mecânicas de jogo, assim cada game possui uma série de elementos que os tornam distintos uns dos outros.





SMK, como todo game de corrida, é bem simples e intuitivo: Selecione a quantidade de jogadores (1 ou 2), escolha o modo de jogo, a classe se for o modo Grand Prix( 50cc, 100cc e 150cc, podemos comparar essas classes com “easy”, “normal” e “hard”, lembrando que  a velocidade dos karts também variam entre as classes ), selecione o seu personagem, o percurso e prepare-se para brigar pelo 1º lugar.

Os gráficos de SMK são bem simples, porém a Nintendo usou uma técnica do SNES conhecida como “mode 7” a qual permitia mapear texturas 2D sobre um plano criando a sensação de profundidade, um pseudo-3D. Na época isso era revolucionário, o que contribuiu para o impacto causado pelo game.



Personagens e jogabilidade

São 8 personagens jogáveis, sendo que cada um possui diferenças na velocidade máxima, controle de direção, peso e aceleração.



Eu gosto de escolher o Koopa e o Yoshi pois possuem um bom controle de direção, em contrapartida não atingem tanta velocidade. O importante é que existe um corredor para cada tipo de jogador

SMK introduziu um dos elementos mais marcantes da série: os itens. Há vários painéis pela pista que conferem um item para o jogador que passar por cima dele. Atire cascos de tartaruga, cascas de banana, ganhe turbos,fique invencível com a estrela e muito mais.






E não esqueça de coletar moedas: sua velocidade aumenta conforme você as coleta, porém ao ser atingido você perderá seu suado dinheirinho! Ao esbarrar em outro corredor você perde uma moeda, e se não tiver nenhuma seu corredor irá girar feito bobo o que vai lhe custar preciosos segundos.

A dificuldade do game depende da classe escolhida, como dito anteriormente. Se você já jogou os Mario Karts mais recentes cuidado com este: aqui os itens são bem limitados e mesmo se estiver em uma má colocação o jogo não dá trégua e não te presenteia com itens que te ganham várias posições, prepare-se para chorar porque mesmo em último o que você mais vai tirar são míseras bananas e cascos verdes.

Concluindo...
Super Mario Kart foi um marco no gênero, várias franquias como Sonic e Crash tentaram copiar a fórmula porém não atingiram o mesmo sucesso das corridas de Mario e o pessoal do Reino do Cogumelo.








Lembro de quando jogava no meu SNES, meu cartucho vivia dando problema com o save, e parou de funcionar completamente depois de um tempo. Anos depois finalmente adquiri minha cópia perfeitamente funcional de Super Mario Kart, pelo serviço Virtual Console do Wii, basta conectá-lo à internet e através do Wii shop Channel baixe o SMK por 800 Wii points( US$ 8,00). Finalmente pude coletar todos os troféus em todas as classes!

Random trivia
Na versão japonesa de SMK, alguns personagens bebem champangne ao comemorar a vitória no pódium. Isso foi considerado alusão ao consumo de bebidas alcoólicas pela Nintendo of América, que censurou o game e trocou as animações: Ao invés de beber, os personagens fazem malabarismos com a garrafa.






Foi frescura da Nintendo of América ou foi melhor mesmo trocar as animações? Vai saber , tem gente que pula de um prédio achando que vai voar feito o Superman...

Acelerem seus karts, e quem tem um 3DS pode jogar o novíssimo Mario Kart 7, que traz corridas debaixo d`água e pelo ar e um modo multiplayer online que promete.

E isso é tudo pessoal. See you next time!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...