quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Personagem da semana: Luigi (Super Mario Bros)


Olá pessoal,  hoje vamos falar de Luigi, o irmão mais novo do Mario e geralmente a segunda opção nos games de plataforma (como em Super Mario World para SNES, o segundo jogador controla o Luigi).

Quase sempre passa despercebido por diversas pessoas que jogam os games do Mario. Luigi é um cara tranquilo, que não tem nenhum tipo de desavença com seu irmão, mesmo que ele seja, na maioria das vezes, a sombra de Mario. Ele tem um bom coração, está sempre disposto a ajudar, e tem um medo terrível de fantasmas e tudo relacionado ao sobrenatural.

Luigi apareceu pela primeira vez em Mario Bros (NES, 1983), onde ele e seu irmão Mario tem que limpar os esgotos de New York ( sim, essa é a história do game).

Neste game, Mario e Luigi devem ir derrotando os inimigos para ir avançando no jogo. No modo para dois jogadores, a competição é para ver quem faz mais pontos primeiro. Luigi é o personagem controlado pelo segundo jogador. Ele continuou sendo a opção do segundo jogador em vários games posteriores.

Luigi sempre aparece nos spin-ofs da série Mario, correndo em karts, jogando tennis, golf basquete, baseball, futebol, hockey, queimada, participando de festas, olimpíadas e muito mais.

Ao final de seus games, Mario salva a princesa Peach. E o Luigi? Fica segurando vela? Na verdade não, ele tem a Daisy, apesar de nunca ter a salvo em nenhum game. A relação entre Mario e Peach bem como a de Luigi e Daisy nunca foram explicadas diretamente, mas as informações dos games e dos manuais de instruções que mostram um pouco sobre os personagens nos levam a deduzir que eles estão de fato comprometidos.

Artwork oficial do jogo NES Open Tournament, onde temos os primeiros indícios da possível relação entre Luigi e Daisy
Em 2001, Luigi recebeu o seu primeiro game em que ele é o personagem principal: Luigi`s Mansion (Game Cube).O jogo começa com Luigi indo checar uma mansão que ele ganhou num concurso o qual ele nem participou. Ao chegar no seu novo casarão, ele percebe algo meio esquisito: árvores secas, corvos e uma faixada da casa de arrepiar.

Dentro da mansão, Luigi conhece o professor Elvin Gadd, que está caçando fantasmas usando o Poltergust 3000, uma espécie de aspirador de espectros que ele inventou.

Então ele explica ao nosso protagonista que aquela mansão surgiu da noite para o dia, por artimanha do King Boo, e que Mario havia entrado lá e desde então está desaparecido. Cabe a Luigi resgatar o seu irmão e capturar todos os espíritos fanfarrões. 


Uma sequência do game, denominada Luigi´s Mansion 2 está em produção para o 3DS e com lançamento previsto para 2012.

 
Luigi`s Mansion não foi na verdade o primeiro a estrelar Luigi. Luigi é o personagem jogável em Mario is missing, um game educativo para SNES, onde o objetivo é responder perguntas e aprender sobre diversos locais do nosso planeta. Como é um game educativo e bem chato por sinal, poucos jogaram e por isso consideram Luigi`s Mansion como a primeira vez que os holofotes voltaram-se ao encanador de roupa verde e medroso.

Em 2003 foi lançado para o GBA o game Mario & Luigi Superstar Saga, um RPG com um sistema de batalhas inovador e que foi muito bem recebido pelo público e pela crítica. Neste game controlamos Mario e Luigi pelo mapa e durante as batalhas e aqui o Luigi também recebe bastante atenção.

Dois novos games Mario & Luigi foram lançados para o DS: Mario & Luigi Partners in Time(2005) e Mario & Luigi Bowser`s Inside Story(2009), com o mesmo padrão de qualidade estabelecido pelo primeiro game da série.

Luigi vem conquistando cada vez mais fãs e na minha opinião, é tão carismático quanto Mario.  Ele com certeza merece estrelar muito mais jogos.


Um comentário:

  1. Muito bom o post, luigi é com certeza o personagem mais medroso e atrapalhado mas tb o mais engraçado!!
    Sempre gostei dele principalmente em Super Smash Bros (todas as versões).
    Otimo post, ia cair bem um post sobre a samus neh?
    Vlw

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...