sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Games Batatais: Pokémon LeafGreen/FireRed


A série Pokémon é sem dúvidas a que mais está presente em outras mídias além do videogame. Temos o anime, mangás, o trading card game e uma infinidade de brinquedos e acessórios. Mas é nos jogos eletrônicos que Pokémon mostra o seu maior potencial. Os games da série principal sempre batem recorde de vendas e  contribuem para o sucesso dos portáteis da Nintendo.

LeafGreen e FireRed são remakes das primeiras versões dos jogos dos monstrinhos( Red e Green no Japão e Red e Blue no ocidente, o porquê de trocarem as cores eu não sei) lançadas para o Game Boy Advance em 2004. Além da remasterização gráfica, LeafGreen e FireRed posuem muitos recursos a mais do que as versões originais, como golpes e atributos atualizados conforme os jogos mais recentes e novos locais para serem explorados após derrotar a Elite Four e o campeão.
O esquema aqui já é conhecido dos fãs de Pokémon:  Escolha o gênero do personagem, o nome e prepare-se para embarcar no mundo mágico dos Pocket Monsters. Você pode escolher como seu primeiro  Pokémon os famosos Bulbassaur, Squirtle e Charmander, nostalgia para os que jogaram as primeiras versões e uma oportunidade para os que ainda não jogaram de conhecerem a primeira geração dos monstrinhos.

 
O seu objetivo é... EXATAMENTE! Tornar-se o maior treinador Pokémon que existe. Para tanto terá que treinar os seus monstrinhos, explorar muitos lugares e ajudar pessoas. Depois é só vencer a Pokémon League e correr pro abraço.
 
Um objetivo do game que está presente em todas as outras versões é capturar todos os monstrinhos e completar a famigerada Pokédex, o que nem de longe é uma tarefa simples, você precisará além de sair atirando pokébolas em todos os PKMNs que aparecerem, trocar com amigos que possuam a versão diferente da sua (tem PKMN que só pode ser encontrado no LeafGreen e vice-versa), além de evoluir os PKMNs, alguns evoluem de forma que não seja pelo level-up simplesmente, como através de trocas entre os treinadores ou com itens específicos.

Um bom exemplo é o Eevee, no LeafGreen e FireRed pode evoluir para três formas diferentes  (as outras surgiram nas gerações posteriores).

O mais fascinante em Pokémon é a variedade de golpes, itens e estratégias para serem usadas durante as batalhas. Com certeza muitos passaram suas infâncias batalhando com os amigos, e até hoje nas versões mais recentes PKMN é sinônimo de muitas horas de jogatina, fazendo a alegria tanto dos mais novos como dos mais velhos. Há aqueles que jogam mais casualmente, apenas avançando na história do game e há aqueles que mergulham de cabeça no treinamento (como o Sashimy), fazendo cáculos mirabolantes de EVs e IVs (não entrarei em detalhes pois não manjo nada de jogar Pokémon competitivamente XD)

As versões LeafGreen e FireRed fazem muito bem o seu papel de trazer a nostalgia da primeira geração de monstrinhos bem como acrescenta muito à experiência de jogo, e valem a pena serem jogadas mesmo por quem já jogou as versões originais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...