sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Games Batatais: Sin & Punishment


Quando se fala em Nintendo, o que vem à cabeça da maioria de nós é Mario, Zelda e Pokémon. Entretanto, existem muitos jogos desenvolvidos e publicados pela empresa nipônica que apesar de não conseguirem a mesma popularidade, certamente atingem o padrão de qualidade das séries mencionadas. Sin & Punishment é um deles. Lançado em 2000 para o Nintendo 64 apenas no Japão, desenvolvido pela Treasure em parceria com a Nintendo ,esse é um game que foge um pouco dos padrões da casa do Mario.

O ano é 2007, a população mundial cresceu tanto que agora sofre com uma escassez de alimentos. Para tentar resolver o problema, cientistas desenvolveram uma nova espécie de criatura que se procria rapidamente, para servir de alimento para as pessoas. Logo, as criaturas passaram a ser criadas no norte do Japão. Após algum tempo, a espécie agora chamada de “Ruffians” sofreu uma mutação e passou a atacar o povo japonês. Uma organização internacional chamada “Armed Volunteers” foi mandada ao Japão para dar um jeito nas criaturas, mas em vez de combater os ruffians a organização passou a oprimir a população. Nesse caos todo surge repentinamente o grupo de resistência denominado “ Saviors Group”  para combater os ruffians e os armed volunteers. A partir daí começa o jogo.


Sin & Punishment é do gênero  Rail shooter, onde o jogador segue um caminho pré-definido. A diferença aqui é que além de atirar, você pode mover-se livremente para a esquerda ou direita, esquivar-se e saltar. É primordial movimentar-se com agilidade pois se não se preocupar em desviar dos ataques inimigos, será morte na certa. De resto preocupe-se em mirar e atirar em centenas de inimigos que invadem a tela por todos os cantos, são tantos simultaneamente que parece impossível disparar um tiro certeiro em todos eles.

Quando próximo de um inimigo, ao apertar duas vezes o botão de tiro, a arma do personagem se torna uma espécie de espada retrátil que causa bastante dano, e pode ser usada para rebater alguns projéteis, basta desferir o golpe com o timing certo. 

Pode levar algum tempo para se acostumar com os controles, principalmente em partes em que deve-se mirar, atirar e se esquivar  ao mesmo tempo, mas basta um pouco de prática e você poderá desfrutar desse grande game, além disso a sensação de vitória ao passar aquela parte complicada é sem igual. O que também ajuda a equilibrar a dificuldade do game é que é possível ir ganhando créditos para não enfrentar a tela de game over toda vez que morrer e ter que recomeçar tudo de novo.

O visual do game não é tão polido e utiliza poucos polígonos para construir o cenário e personagens mas isso é para garantir a ação frenética do começo ao fim, e há muitos efeitos de explosões e tiros muito bem executados.


A trilha sonora cumpre o seu papel de trazer o clima do jogo, e os efeitos sonoros são em perfeita sincronia com o que acontece na tela.
Em 2007 a Nintendo lançou Sin & Punishment mundialmente pelo serviço Virtual Console do Wii, não foi necessário muito trabalho de localização pois as cutscenes do game são totalmente dubladas em inglês, o que nos leva a crer que primeiramente a intenção era lançar o game mundialmente no N64.

Esse é um jogo que com certeza utiliza ao máximo o poder do N64, um shooter viciante que vai fazer você jogar de novo seja para melhorar sua pontuação, para passar tudo sem usar continues ou para zerar o jogo numa dificuldade maior, há vários níveis de dificuldade, o que aumenta o fator replay do jogo. Com certeza um game “Nintendo” bem diferente do usual.

Ramdom Trivia: Saki, um dos protagonistas do game, aparece como Assist Trophy( item que libera um personagem randômico da Nintendo para te ajudar nas lutas) no game Super Smash Bros Brawl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...