sábado, 7 de abril de 2012

Filmes ALOCKS: Um Dia


Título Original: One Day
Direção: Lone Scherfig
Elenco: Anne Hathaway, Jim Sturgess, Patricia Clarkson, Rafe Spall, Romola Garai
Distribuidora: Focus Features
Ano: 2011


Whatever happens tomorrow, we have today"  

-Emma (Um Dia)- 


Depois de ter lido o livro, me apaixonado perdidamente pelos personagens e pela história, foi a vez de ver o filme. Tenho que confessar, que acho que fui assistir ao filme esperando demais. No final, só fiquei com aquela sensação de "... é. Ok." Apesar de ter sido uma boa adaptação, não gostei tanto assim, e acho que vou continuar preferindo o livro, sem dúvidas. Mas vamos lá! 

Um pouco da história 

 Baseado no livro homônimo de David Nicholls, Um Dia narra a história de Emma Morley (Anne Hathaway) e Dexter Mayhew (Jim Sturgess), que após se conhecerem na noite de formatura da faculdade, desenvolvem uma forte amizade que irá durar por toda vida. Ela, uma garota que sonha em transformar o mundo, e ele, um garoto que só quer aproveitar o que o mundo tem a oferecer. Durante os vinte anos seguintes, iremos acompanhar vários momentos importantes da vida de ambos, e em como estas pessoas e suas vidas se transformam em algo totalmente diferente do que esperavam. 

Pois é, e então? 

 E então que, apesar do roteiro ter sido escrito pelo próprio autor do livro, eu fiquei meio decepcionada com o filme... :( Depois de terminar de assistir, a sensação que tive foi de ver um filme bem "mais ou menos"; mais ou menos gostei do elenco, mais ou menos gostei da adaptação do livro, definitivamente não gostei da trilha sonora   (e já vou dizer por quê). 

A começar pelo elenco, gostei muito do Jim Sturgess como Dexter; ficou realmente parecendo que tiraram o personagem do livro. Maaas, a Anne Hathaway, bom... Eu já tô meio cansada de ver a cara dela em tudo quanto é filme por aí... Nada contra a moça, gosto e respeito o trabalho dela, acho que é uma boa atriz, mas como Emma, me deixou meio encabulada... Ela ficou muito chata, quase mimada. Achei a Emma do filme muito conformada, muito (desculpem o termo) caga-regras e muito apaixonadinha demais pelo Dexter o tempo inteiro. No livro, ela parece ser uma mulher muito mais forte, e apesar de amar Dexter, não parece que fica suspirando por ele aos quatro cantos o tempo todo... Quanto aos outros personagens, apesar do elenco ser bom, achei que alguns personagens ficaram caricatos demais, assim como o Ian (que ficou MUITO looser) e a Sylvie (que ficou muito mulher-bonita-séria-demais-tom pastel). 

Já a trilha sonora, essa sim, foi minha grande decepção do filme... Um filme que se baseia numa história que começa nos anos 80, passa pelos 90, e com uma trilha sonora que mais parece trilha de filme de época que se passa no séc. XIX?? Tanta coisa pop-brega pra usar, e só fica com aquela musiquinha sem graça o tempo todo? Foi muito brochante, galera, na moral (NA MORAL). Fiquei mais decepcionada com a cena em que o Dex tá saindo pra visitar a mãe, e no livro ele coloca a trilha sonora do Cães de Aluguel pra ouvir, enquanto se arruma; fiquei o tempo todo esperando tocar "Little Green Bag", ou "Stuck In The Middle With You" (que foram as músicas que vieram na minha cabeça enquanto estava lendo o livro), e NADA. Só ficou aquela música mega deprê, e o Dex se arrumando com a maior cara de "tô TODO cagado sou um junkie. :(" 

Além disso, achei que a história também ficou muito corrida, (apesar de que, realmente seria difícil adaptar detalhadamente 20 anos), e não sei se gostei muito da ideia de ficar pontuando os anos o tempo inteiro... Isso rolou muito bem no livro, mas acho que pro filme, não combinou tanto... Acho que poderia ter sido uma coisa mais estável mesmo, contar a história dos dois sem ficar pontuando o tempo inteiro que ano que era. Ficou parecendo um pouco comercial de banco, contando a história de um casal que tá fazendo fundo da previdência, sei lá... ._. 

Apesar de eu ter feito muitas comparações com o livro, não quero parecer a fã chata que acha que uma adaptação pro cinema tem que ser exatamente igual ao livro... Acho que exatamente em algumas partes, por ter ficado igual demais, o filme não funcionou tão bem... :/ E algumas outras coisas, poderiam ter sido melhor aproveitadas. Mas, enfim, como disse no começo do post, fui assistir ao filme animadona, ainda mais  por ser a adaptação de um livro que eu gostei muito. Mas não tiro o mérito, o filme não é de todo ruim, serve pra assistir naquelas tardes de chuva, depois de você ter visto Mulheres de Areia no Vale a Pena Ver de Novo. Fica a dica. :)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...