domingo, 17 de março de 2013

Conheça os 4 mais recentes jogos de luta da Capcom


Os 4 modernos, você deve estar se perguntando o motivo deste nome, mas a resposta é simples meu caro leitor. A Capcom fez um hiato de mais 5 anos em jogos de luta, e logo após o anúncio de Street Fighter IV lançou Tatsunoko VS Capcom para Wii, um crossover de personagens da Soft com personagens de animes como G-Force e Evangelion. O objetivo deste artigo é analisar os 4 jogos modernos na suas versões definitivas, ou seja:

Tatsunoko VS Capcom: Ultimate All Stars; Ultimate Marvel VS Capcom 3, Super Street Fighter IV Arcade Edition e Street Fighter X Tekken 2013. Primeiro quesito: Gráficos.

Tatsunoko é o mais antigos dos 4 então não possui os efeitos de 2.5D que a capcom incluiu nos outros jogos, como ângulos de câmera diferente em “agarrões” Super Combos e apresentações. O Gráfico também é o menos trabalhado dos 4, alguns personagens (como Mega Man e Alex) ficaram com péssimos sprites.

Em contra partida ele insere personagens gigantes no meio do partida, não como em Marvel VS Capcom que você deve escolher o personagem já gigante.

Mesmo depois de atualizado Super Street Fighter IV AE continua feio, os personagens são em sua maioria muito bombados, mesmo as mulheres são tem corpo, a própria Chun-li, uma das Sex Symbol dos games (se é que isso existe) parece homem, suas pernas grossas atingiram um novo nível.


Ultimate Marvel VS Capcom 3 é graficamente ótimo, ao contrários das versões anteriores, esse remete a quadrinhos, personagens, cenários, menus você tem a impressão de estar em uma HQ interativa. Street Fighter X Tekken atingiu o máximo poder gráfico para jogos de lutas dessa geração. Os personagens já não são bombados e as mulheres ganharam curvas.

As expressões faciais e corporais dos personagens estão muito mais fluídas que as anteriores, efeitos de super arts e a movimentação dos personagens é mais fluida, e o mesmos tem mais sprites de movimento em relação aos outros 3.

Quanto aos cenários, somente Tatsunoko vs Capcom e Ultimate Marvel vs Capcom 3 apresentam uma quantidade satisfatória, Super Street Fighter IV AE e Street Fighter x Tekken apresentam pouquíssimos cenários, só que em contra partida os de Street Fighter x Tekken em especial fazem referencia a diversos jogos e contam com divertidas aparições.

Segundo quesito: Modos On-line

Os modos online de ambos os jogos são parecidos, sendo o de Street Fighter X Tekken o mais seguro e estável de todos, por razão do jogo ser o mais recente. Replays, tabelas de ranking tudo é oferecido em ambos os jogos.



Terceiro quesito: Jogabilidade

Tatsunoko vs Capcom tem a jogabilidade que já se esperava: um jogo casual, com apenas três botões o jogo se divide em: Sequência Fraca, Sequência Média e Sequência Forte, as mesmas podem ser mescladas e facilitam muito a jogabilidade, mas isso já era esperado pelos seguintes motivos: Estamos falando de um jogo originário para Wii, que nunca foi uma plataforma muito hardcore, e segundo: Metade do elenco é composto por personagens de animes, nenhum jogo que atraia esse tipo de público pode ter uma jogablidade tradicional pois além da censura ser menor, a comunidade Gamer e os Otakus não são tão “íntimos” como no Brasil.

Já Ultimate Marvel vs Capcom 3 decepcionou nesse quesito, a sua jogabilidade é a mesma que de Tatsunoko vs Capcom, nada contra mas a série Marvel vs Capcom sempre manteve a jogabilidade clássica (claro que isso facilitou a insanidade dos combos) mas do mesmo eliminou o quesito desafio e desagradou e muito os fãs mais antigos da série.

Super Street Fighter IV AE é baseado no clássico Street Fighter III 3rd Strike, com seus ex moves e escolha de super art a ser utilizada, o que impõe que o jogador adote uma estratégia de batalha. Não apresenta nada de muito inovador, experientes na saga vão se acostumar aos comandos e personagens na primeira hora de jogo.


Street Fighter vs Tekken aprimora o que vimos em Super Street Fighter IV AE, com cross arts (super arts envolvendo 2 personagens), um modo onde você usa os dois personagens ao mesmo tempo, as Gens (que foram usadas e tem a mesma função em Marvel Super Herores, de 1997) que variam em diminuir o dano tomado, aumentar velocidade, velocidade da recarga da barra de arts e aplicar mais dano e etc... Street Fighter vs Tekken, também possui o pandora mode, onde ao “sacrificar” um de seus personagens, o outro ganhar barra de super art infinita e inflige mais dano ao adversário por um período de tempo, em contra partida se você não derrotar seu adversário nesse período, quem perde a luta é você.

Dos 4 jogos, o único que apresenta desequilibro muito notável, é Tatsunoko vs Capcom.

Ultimo quesito: Elenco

Tatsunoko, tem um elenco bem variado. Tira personagens de animes como Evangelion e G-Force, a Capcom se aproveitando disso não manteve seu elenco focado em Street Fighter/ Darkstalkers como fazia até então, nesse game até Viewtful Joe e personagens de Onimusha 4 entraram.

Ultimate Marvel vs Capcom 3 peca aí novamente, a tentativa de fazer um jogo causal, trouxe ao ringue personagens que não se encaixam no contexto do jogo como o advogado Phoenix Right. Em contra partida, outros membros foram muito bem - vindos e aproveitáveis, como a Fênix; Dante e Deadpool e até Nemsis do lendário Resident Evil 3.

Super Street Fighter IV AE tem o melhor elenco de todos os jogos da franquia já lançados.



Os personagens mais icônicos das sagas anteriores (II, III e Alpha) somados aos novos e carismáticos novos personagens, ficaram perfeitos. Mas como nem tudo são rosas, Oni Akuma ficou estranho, juntamente com a repaginação de Evil Ryu.

Street Fighter X Tekken apresenta os ícones de ambas as franquias, embora alguns personagens de Tekken sejam os recém apresentados da ultima versão do jogo, e em especial a dupla Poison e Hugo tem sido colocada a pedido dos fãs.

Bom pessoal, essa é minha analise dos 4 games, agora veja o que mais combina com você e se divirta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...