quarta-feira, 17 de abril de 2013

Personagem da semana: Pac-Man





No início dos anos 1980, Toru Iwatani, um designer da Namco, queria criar um jogo diferente dos shoot-em-up populares na época. Foi  durante um jantar com amigos que uma pizza faltando um pedaço deu a ideia para o primeiro desenho do que viria a se tornar o tão conhecido Pac-Man. Depois de fazer sucesso no Japão, o simpático come-come (sempre o chamei assim quando ainda não sabia seu nome) veio para o ocidente e se tornou um dos ícones da indústria de games que permanece vivo até hoje. Vamos conhecer um pouco mais da trajetória deste grande personagem.

Pac-Man  é do tipo tranqüilo, adora comer Pac-dots (as bolinhas encontradas pelos labirintos) e vários tipo de frutas também. É um cara que gosta da família, que vive feliz com a Ms Pac-Man e seu filho Pac-Man Júnior.


No jogo clássico do Pac-Man, o objetivo era comer todos os Pac-Dots dos labirintos enquanto se fugia dos fantasmas (Blinky, Inky, Pinky e Clyde) , sendo que cada fase contava com um pequeno número de Power pellets, para Pac-Man ficar invencível por um tempo. Quando o game chegou ao ocidente recebeu inúmeras versões pelas mãos  da Midway Games, inclusive não licenciadas pela Namco, estrelando supostos membros da família do amarelinho como a Ms Pac-Man. Devido ao sucesso destes jogos, a Namco resolveu licenciar os jogos e oficializar os personagens, que logo se tornariam importantes para a franquia do come-come amarelo.
Nostalgia pura!

Pac-Man World

Neste game de plataforma 3D lançado para PS1, Pac-Man deve ir a Ghost Island  para resgatar os seus amigos que foram seqüestrados. O game conta com os famigerados Pac-dots , frutas e as Power pellets. O jogo era bem divertido e marcou a infância de muitos que jogaram o PS1.
 

Foram lançadas ainda Pac- Man World 2 e Pac-Man World 3, mas o primeiro é lembrado com mais carinho pelos fãs.

Cross-overs

Pac Man já estrelou diversos cross-overs, entre eles a série de  games de kart do bigodudo para arcades, Mario Kart Arcade GP,  e Street Fighter x Tekken.



Pac-Man foi um dos primeiros personagens de games que tiveram uma massiva linha de produtos relacionados, como camisetas, bonés, brinquedos canecas e até série animada na TV, além de muitos outros games não citados neste artigo. Um personagem que está tão enraizado na cultura pop que até hoje rende aparições em diversas mídias, como o cameo na recente animação Detona-Ralph, da Disney.
 
Pac-Man no Detona-Ralph
Quem diria que uma pizza faltando um pedaço daria origem a um dos personagens mais famosos de todos os tempos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...